NOTÍCIAS

Escalabilidade - A receita de crescimento para uma empresa.
  • 14 Setembro 2021

Escalabilidade - A receita de crescimento para uma empresa.

Escalabilidade - A receita de crescimento para uma empresa.

Um dos grandes desafios presente na vida de todos os empreendedores, é ter um negócio que apresente sucesso de forma contínua.

Para se manter no mercado por muitos anos e com bons resultados de faturação, precisa entender o que é escalabilidade e como implementá-la no seu negócio.

 

O que é escalabilidade?

A escalabilidade é a capacidade de uma empresa ter um bom desempenho mesmo com uma carga de trabalho maior. 

Um negócio escalável é aquele que consegue manter ou melhorar os seus resultados e a sua eficiência, mesmo com demandas inesperadas ou cada vez maiores. 

Existem, algumas boas práticas que podem ajudar o seu negócio a ter escalabilidade:  

 

Defina com clareza o seu negócio.

Um dos primeiros passos é entender o objetivo principal do seu negócio. Independentemente se o seu negócio é de vendas, divulgação ou outros, é extremamente importante definir objetivos.  Sem ter uma meta definida, qualquer método e estratégia será um fracasso.

Existem muitos empreendedores no mercado que não conseguem atingir resultados por falta de clareza sobre o que querem e por onde vão.

 

Pesquise o seu mercado.

Faça uma investigação sobre o mercado consumidor e entenda se existe procura para o produto ou serviço que será vendido.

De nada adianta ter uma ideia inovadora se o mercado não estiver preparado para recebê-la.

A pesquisa de mercado é essencial para testar ideias antes de as executar.

 

Conte com investimento financeiro.

Se a pesquisa de mercado resultar em luz verde, é hora de avançar!

Provavelmente será necessário realizar algum investimento inicial.

Geralmente, quanto maior o valor para investimento, maior a velocidade de crescimento do negócio. 

O investimento inicial não deve ser um fator de desistência. Pode começar e, gradualmente, perceber o que é realmente necessário para que o seu negócio seja escalável.

 

Use e abuse da tecnologia.

Os recursos financeiros não são os únicos que garantem a escalabilidade de um negócio. A tecnologia, também tem imenso potencial neste assunto.  

Quando falamos em tecnologia, falamos da ‘internet’ e das ferramentas digitais disponíveis para automatizar tarefas diárias e aumentar a captura de dados.

Assim, pode analisar o que dá resultados positivos e o que realmente torna o seu negócio rentável. 

Para aproveitar todo o potencial da ‘internet’ e da tecnologia, mantenha-se atualizado e estude o funcionamento de todas as ferramentas disponíveis que o poderão ajudar, como, por exemplo, o Google Analytics.

 

Automatize os seus processos

Sendo a escalabilidade, o crescimento da receita sem o crescimento proporcional dos custos, é imprescindível pensar em automatizar processos.

Com a automatização, a empresa pode alcançar mais resultados gastando menos.

Existem muitos processos repetitivos que podem ser automatizados. 

Automatize processos sempre que possível e poupe tempo e dinheiro. Para que isso aconteça, considere a implementação de um CRM na sua empresa.

 

Não pare de fazer melhorias.

Os clientes gostam quando se sentem valorizados. O empreendedor deve estar constantemente atento aos feedbacks e solicitações efetuadas pelos clientes e consumidores.

As melhorias com o objetivo de satisfazer as necessidades e interesses do seu público devem ser contínuas. Isso gerará resultados positivos para ambas as partes.

 

Seja organizado

Modelos de negócio com foco em escalabilidade só funcionam bem quando possuem uma organização eficiente de processos.

Tudo deve estar bem organizado e estruturado para que erros não aconteçam com frequência. A organização também vai ajudá-lo a ter uma visão mais clara sobre tudo o que acontece no seu negócio, inclusive financeiramente.

 

Abrace o Networking.

Conversar com outros empreendedores permite conhecer outras realidades e descobrir novas possibilidades.  

Entrar em contacto com outros empreendedores responsáveis por negócios escaláveis, é uma ótima estratégia para aprender, como conseguir atingir esse patamar. 

Aprenda com as experiências dos outros, analise o que pode funcionar no seu negócio.

Invista tempo em eventos de ‘networking’.

 

 Trabalhe com amor naquilo que gosta.

Além de implementar todas as dicas anteriores, um dos segredos mais básicos para ter sucesso é primeiramente trabalhar com aquilo que realmente gosta. Depois é fundamental realizá-lo bem, com foco e disciplina.

Diariamente, deve observar e pensar em estratégias para melhorar o seu negócio. Para isso, a motivação e a perseverança são qualidades importantes.