Pelas caraterísticas inovadoras e grandes potencialidades desta tecnologia, aliadas à comunicação extremamente humanizada, as empresas começaram a utilizar este recurso para automatizar processos, que antes exigiam um funcionário humano. Quer sejam vendas, reservas, delivery ou suporte, os chatbots estão disponíveis para atender clientes, vender ou resolver problemas, 24 horas, sete dias por semana.
Ao interagir com um chatbot, o utilizador tem a sensação de estar a conversar com outra pessoa, devido à complexidade, precisão e linguagem natural das mensagens. Embora tudo aconteça de forma automática, o segredo está nas pré-definições e na preparação do conteúdo. Ele é programado para responder como se fosse um ser humano, 24 horas, sete dias por semana.
Além de automatizar processos, as empresas podem também otimizá-los. Com a implementação de um chatbot podem aumentar significativamente o atendimento a clientes, através de um novo canal que permite um atendimento rápido, com soluções eficientes, potencializando as vendas, promovendo a satisfação dos clientes e simultaneamente reduzindo os custos.
O chatbot é particularmente vantajoso num negócio que tem de gerir muitas solicitações em simultâneo. Um chatbot bem construído permite que as empresas consigam dar resposta a várias pessoas de forma simultânea, em vez de ter de aumentar a equipa. Eles ajudam a automatizar tarefas que devem ser realizadas com frequência e que por norma são maçadoras e morosas, economizando tempo e aumentando a produtividade das equipas.
Continuando sobre as vantagens desta tecnologia, os chatbots podem também recolher informações importantes do seu público, como localização, género, hábitos de consumo e muito mais. Isto significa uma economia de tempo e recursos face à tradicional forma de recolha de informações necessária, para conhecer o seu público e ‘leads’. Com estas informações em mãos, os ‘bots’ conseguem prever e sugerir respostas de acordo com cada etapa da jornada de compra do cliente, garantindo taxas de conversão mais altas. Ao conseguir identificar o que o cliente pretende e ao adaptar as suas respostas, eles criam um nível de serviço muito idêntico ao de interação humana, influenciando bastante na tomada de decisão de compra.
Outra vantagem, é que são facilmente usados em diversos sectores e ao contrário de outros ‘softwares’ que exigem testes para mudar de plataforma, os chatbots são relativamente simples de serem adaptados e implementados. Na Iperform, estamos prontos para configurar e implementar o chatbot em todo o tipo de sites, aplicações, redes sociais e crm.
Toda a tecnologia de ponta, ela é primeiramente desenvolvida e usada em projetos complexos e de grande dimensão, exigindo grandes recursos financeiros. Com o passar do tempo ela fica disponível para todos, sendo o seu custo também mais acessível. O custo de desenvolvimento e implementação de um chatbot, varia da complexidade e dimensão do projeto.